terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Falta de Soberania

Os rumores sobres as pressões, vindas da Alemanha e da França, para que Portugal accione o plano de ajuda europeu não devem ser recebidos de ânimo leve.

Já diz o velho ditado que não há fumo sem fogo e, neste caso, as notícias vindas a público devem ter, com certeza, um fundo de verdade, apesar da negação de ambos os governos.

Aliás, a chanceler alemã, depois de dizer que não tem nada a ver com pressões, lá foi dizendo, como quem não quer a coisa, que os fundos estão disponíveis para Portugal se forem necessários.

E, no meio de tanta especulação, também não deve deixar-se passar em branco o facto da comissão do parlamento europeu que analisa a crise financeira internacional enviar uma delegação ao nosso país para contactos com o executivo do Sr. Sócrates e diversos parceiros sociais cá do burgo.

Não nos iludamos, porque a economia do pequeno burgo não tem peso suficiente para ter voto na matéria e, face ao poderio de outras economias, vamos continuar a ser os paus mandados no seio da União Europeia que, aliás, vão metendo o bedelho em tudo o que se vai passando cá dentro.

Resumindo: falta de Soberania!

Sem comentários: